Em: 25/05/2008
Alguém conhece um tal "artista" costa-riquenho chamado Ghillermo Habacuc Vargas?
Pois bem, no ano de 2007 Guillermo Vargas "Habacuc" foi acusado de deixar um indefeso cãozinho morrer de sede e fome em uma galeria de arte na cidade de Manágua, Nicarágua, no que foi considerado por Habacuc uma "instalação" (ato ou efeito de instalar ou de se instalar; ação de colocar no seu lugar os diferentes objetos).
Como assim, colocar os diferentes "objetos" em seus lugares? Desde quando podemos considerar um animal como objeto? E quem definiu que o seu "devido" lugar é em uma galeria de arte???
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em sessão realizada em Bruxelas (Bélgica), em 27 de Janeiro de 1978, menciona nos seus artigos segundo e décimo primeiro o seguinte:
Artigo Segundo
1º Todo o animal tem o direito a ser respeitado;
2º O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais;
3º Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.
Artigo Décimo Primeiro
Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.
O ato de Habacuc gerou inúmeros protestos ao redor do mundo, fazendo com que a diretora da exposição, meses depois, negasse a morte do animal. Organizadores do evento informaram que o cãozinho era devidamente alimentado e somente ficava amarrado no horário de visitação da mostra. O próprio artista, no entanto, não negou o ocorrido e justificou suas ações ao jornal "Nación", da Costa Rica.
Habacuc voltou a ser notícia quando seu nome foi selecionado para participar da Bienal Centro-americana de Arte, que ocorrerá em Tegucigalpa, Honduras, no mês de novembro.
Apesar dos organizadores garantirem que o "artista" não usará nenhum animal em sua próxima exposição, uma petição/abaixo-assinado on-line já reuniu mais de 1,7 milhão de assinaturas de pessoas de diversos países, como Alemanha, Espanha, EUA e Brasil, conforme informou o jornal argentino "Clarín".
"Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações." (Sigmund Freud)
Assine a petição contra Guillermo Habacuc Vargas!
http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
|
0 comentários:
Postar um comentário