Crianças Coloradas X CBF

Posted by Anônimo On 25 de ago. de 2009 2 comentários


O Internacional nos últimos dias, vem enfrentando junto à CBF um "pseudo-problema" com um dos tantos projetos sociais que o clube mantêm, o Criança Colorada!

A CBF deveria preocupar-se um pouco mais com as equipes do futebol brasileiro, pois, é ela quem regulamenta e administra todas as competições de futebol profissional em nível nacional. Aos que apreciam e acompanham futebol no Brasil sabem, a CBF só tem preocupação com o selecionado nacional...

Pois bem, a partir desse ano (2009), a CBF decidiu limitar o número de crianças que acompanham os jogadores quando na entrada das equipes em campo. Essas alterações certamente foram impostas pela TV (em função dos possíveis atrasos ocorridos no início de cada partida), porém, quando os torcedores lotam os estádios naquele "clássico horário de boate", invariavelmente precisam aguardar o "beijo da Maya" na novela, para que os jogos possam iniciar sem problema. Infelizmente, eu tenho plena consciência que hoje no futebol brasileiro, manda quem pode (TV Globo), e obedece quem precisa (os clubes)... Quem perde? Os torcedores!!!

Diante do exposto, a nossa "gloriosa" CBF, baixou a seguinte norma:
"Artigo do Regulamento Geral das Competições da CBF, que o Internacional não teria cumprido, segundo o Departamento de Competições da CBF:

Art. 99 - A entrada de crianças no campo de jogo para receber ou acompanhar os atletas que atuarão, somente poderá ocorrer no limite de 22 crianças por clube, no total, exceto situações absolutamente especiais, com a prévia concordância da DCO, mediante solicitação formal do clube interessado, se apresentada com dois dias úteis de antecedência".

Link pra baixar o Regulamento na integra: http://migre.me/5QfX

O Internacional foi denunciado pelo Corinthians por estar utilizando crianças em número superior ao permitido (o que é verdadeiro). Aconteceu no último jogo entre as duas equipes, no Beira-Rio (lembrando que o Corinthians é sócio da TV Globo e da CBF). O Internacional tem um belo projeto, onde as crianças entram em campo com seus ídolos (estimulando assim o gosto das mesmas pelo futebol). Jamais houve atraso de um minuto sequer no início dos jogos, motivado pela presença das crianças. Mesmo assim, o caso foi parar no STJD.

Esse STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), é outro caso aparte, não perderei meu tempo com essa instância da CBF que também não funciona, além de trabalhar a serviço de alguns, dentre os quais, o "queridinho" da capital paulista: Corinthians.

As desavenças entre Internacional e Corinthians começaram em 2005, quando o clube paulista foi favorecido pela anulação de 11 (onze) jogos e um pênalti que desequilibrou o campeonato em favor dos paulistas. Prosseguiu este ano, quando Fernando Carvalho, antes da decisão da Copa do Brasil, apresentou um DVD que denunciava erros de arbitragem favoráveis ao Corinthians. Agora, o Corinthians revida, mas da maneira mais mesquinha possível: denuncia crianças que embelezam o estádio e garantem o torcedor do futuro.

Uma vingança torpe que cai sobre quem nada tem a ver com a briga: a criançada!
Quero lembrar que outros clubes brasileiros (Atlético Mineiro, Grêmio, Flamengo, etc), também possuem projetos semelhantes a esse do Internacional, onde as crianças tem a oportunidade de entrar em campo de mãos dadas com seus ídolos...

A CBF precisaria realmente se preocupar com as questões fundamentais do futebol: campo de jogo (gramado), estádios, instalações, etc. Lembro aqui os péssimos gramados do estádio do Náutico (Aflitos) e do Santo André (Bruno José Daniel), assim como as pocilgas que os times são obrigados a jogar: Parque Antártica (onde as acomodações para a torcida adversária ficam depois do gramado - ridículo), São Januário (agora na segundona), Vila Belmiro, Caio Martins (agora o Botafogo "ganhou" o Engenhão), Barradão, etc. Pra esses estádios e inúmeros outros, a CBF sempre fez e ainda faz "vistas grossas", ou seja, "critério" vindo da CBF - ESQUEÇAM...

Eu não espero justiça por parte da CBF e do STJD. Não há como promover justiça no seio de uma entidade viciada, que se mantem e se fortalece através das amizades, dos arranjos, dos favorecimentos, etc...

Projeto Criança Colorada

Para conhecer o Projeto Criança Colorada, clique na imagem!

2 comentários:

Josi disse...

Vc fala e eu assino em baixo!!

Anônimo disse...

Hehehehe!!! Mestrinha...