Esse é um dos gêneros (estilos) musicais, que eu tenho o maior prazer em ouvir (há muita coisa bacana criada por esse estilo)! Estou me referindo ao bom e velho rock sulista feito nos Estados Unidos à base de blues, country e rock - Southern Rock!
AS ORIGENS:
Reza a lenda, que o Southern Rock teria sido criado pela banda Allman Brothers Band (nascida na cidade de Macon, estado da Georgia - EUA), com a bela mistura realizada pelos irmãos Greg e Duane Allman do country, blues e rock. Além da importância do Allman Brothers Band, existe ainda outra grande referência quando o assunto é Southern Rock: a maravilhosa banda Lynyrd Skynyrd.
O Lynyrd Skynyrd foi seguramente a banda responsável pela popularização alcançada desse gênero musical, ou seja, foi quem realmente apresentou ao mundo aquele belíssimo som oriundo do interior dos EUA.
A IMPORTÂNCIA DO LYNYRD SKYNYRD
O Lynyrd Skynyrd (pra mim uma das grandes bandas já surgidas), tornaria-se uma banda “mítica”. No ano de 1977, o Lynyrd Skynyrd encontrava-se num ponto alto da carreira. A banda após a entrada de Steve Gaines, e uma série de shows antológicos (o show em Knebworth no ano anterior; e a ótima aceitação de público e crítica ao álbum "Street Survivors", reforçavam o excelente momento pelo qual passava a banda). Na turnê desse ano (1977), a banda decide trocar o ônibus que utilizava nas turnês por um pequeno avião. O avião, apelidado de "Free Bird", facilitaria muito as viagens daquela que seria a maior turnê realizada pela banda até então.
O INÍCIO DO FIM? NÃO!
Em outubro de 77, a banda realizaria um show em Lousiana, o avião (Free Bird), quando da decolagem, contava com 26 passageiros (a banda, sua equipe e dois tripulantes). Por volta das 18h, o avião apresentou avarias e começou a perder altitude, o problema concentrava-se em um dos motores, que falhará durante o vôo, e os tripulantes tentaram transferir o combustível restante para o outro motor (sem êxito). O avião começou a cair rapidamente, e o piloto ainda tentou desviar para um aeroporto próximo, infelizmente uma das asas do avião colidiu contra as árvores mais altas.
Os passageiros ao perceberem que o avião estava caindo, (Ronnie Van Zant, vocalista e fundador da banda), agarrou um travesseiro de veludo vermelho e deu um aperto de mão em Artimus Pyle, segundo relato do próprio Pyle (o baterista foi um dos poucos sobreviventes que não perdeu a consciência). Ronnie olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com aqueles olhos castanhos dizendo: "É hora de ir parceiro", dois minutos depois, Ronnie estava morto com um ferimento na cabeça.
O avião caiu entre uma densa floresta, em uma área pantanosa próxima a Gillsburg, McComb (Mississipi), tendo o avião se partido ao meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano (falecendo instantaneamente). De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta, vindo posteriormente a falecer em seus braços.
Dois anos após o acidente, em 1979, os membros sobreviventes da banda, com exceção do batera Artimus Pyle (havia quebrado o braço num acidente de moto), reuniram-se em uma nova banda chamada: Rossington-Collins Band. A nova banda contava com o vocalista Dale Krantz (backing vocal da banda .38 Special, do irmão de Ronnie - Donnie Van Zant).
Para muitos seria inconcebível um Lynyrd Skynyrd sem as presenças de Ronnie Van Zant e Steve Gaines, pelo menos era o que os mais velhos e radicais fãs da banda acreditavam. Mas para a surpresa de todos, o Lynyrd Skynyrd estava de volta. Em 1991 a banda lançou um disco chamado "Lynyrd Skynyrd 1991", com Johnny Van Zant nos vocais e Ed King de volta a guitarra.
O Lynyrd Skynyrd transcendeu o status de banda de Southern Rock, para transformar-se em uma banda-mito. Todas as produções e/ou bandas posteriores ao Lynyrd Skynyrd, ao meu ver, dificilmente poderão se comparar ao que o Lynyrd Skynyrd representou para a música, em especial para o Southern Rock.
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE...
Pra não ficar parecendo que esse post é exclusivamente sobre o Lynyrd (embora isso seja muito bacana), quero citar outras bandas que emergiram no panorama Southern Rock, entre as mais significativas temos: Blackfoot com o guitarrista/baterista Rickey Medlocke que hoje integra os Lynyrd Skynyrd, os mal amados Molly Hatchett, Nantucket, Doc Holliday, Charlie Daniels Band, .38 Special, Gov’t Mule, e recentemente descobri uma banda muito bacana chamada Savoy Truffle (a particularidade da banda fica por conta da sua origem: o Japão).
Existem muitas outras bandas de maior ou menor importância nesse gênero (eu não conseguiria esgotá-las em um único post), mas independente de qualquer outra coisa, todas elas primam por manter viva e acesa a chama do bom e velho Southern Rock!
0 comentários:
Postar um comentário