Brazil: Beyond Citizen Kane

Posted by Anônimo On 8 de set. de 2009 0 comentários

O INÍCIO

Hoje à tarde, tive a oportunidade de rever o documentário que há quatro ou cinco anos eu havia assistido rapidamente. Aos que tiverem tempo e interesse em um bom documentário (mesmo que antigo), sugiro assistir para que possam tirar as suas próprias conclusões.

Brazil: Beyond Citizen Kane ou Brasil: Muito Além do Cidadão Kane (em português), é um documentário britânico de Simon Hartog, produzido em 1993, pela TV inglesa Channel Four. O presente documentário conta a verdadeira história da Rede Globo de Televisão, e logo no ano da sua estreia (1993), teve proibida a sua exibição em todo o território nacional, graças a uma ação judicial movida na época pelo Sr. Roberto Marinho. Infelizmente o documentário jamais esteve no circuito comercial de cinemas no Brasil, e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, foi proibida pelo então Presidente da República, Itamar Franco.

Atualmente existem poucas cópias em circulação no Brasil, mas graças à popularização da internet, o documentário pode ser baixado no site do "Centro de Mídia Independente", assistido pelo site "Vídeos Google", ou ainda dividido em partes no "YouTube".

O documentário conta com a participação de algumas personalidades da época: Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Maria Rita Kehl.

 

HEARST = MARINHO!

O título original do documentário é "Beyond Citizen Kane". Esse título originou-se a partir do personagem de Orson Welles, Cidadão Kane (no filme o nome era Charles Foster Kane), criado em 1941. O filme teoricamente fazia alusão a vida do magnata das comunicações nos EUA "William Randolph Hearst".

Simon Hartog (diretor do documentário), ao identificar em Roberto Marinho a sua condição de magnata das comunicações no Brasil, realiza um paralelo entre o seu documentário e o filme de Orson Welles...

 

O DOCUMENTÁRIO

O documentário original está dividido em 4 partes:

A primeira parte do documentário, mostra a estreita relação mantida entre a Rede Globo de Televisão e o Regime Militar no Brasil. O material contido no documentário (através de imagens históricas), apresenta e retrata uma pequena parte dos fatos sociais ocorridos no país durante o regime ditatorial.

A segunda parte, apresenta o "belo" acordo firmado entre a Rede Globo e a Time-Life (grande grupo americano de mídia).

Na terceira parte, evidencia-se o poder e a influência do proprietário da Rede Globo (Sr. Roberto Marinho), junto aos mais diversos setores do poder, assim como de políticos da época. Esse capítulo apresenta também o "pseudo-apoio" da Rede Globo à redemocratização do Brasil.

Na quarta e última parte, que é sem dúvida a mais importante e reveladora do documentário, pois, revela uma quantidade significativa de evidências/provas, quanto ao envolvimento ilegal e os mecanismos de manipulação amplamente utilizados pelas Organizações Globo, assim como suas obscuras ações e parcerias firmadas com o poder político brasileiro da época.

 

ASSISTIR, ANALISAR E CRITICAR...

Longe de "teorias da conspiração" (essas maluquices não me agradam em nada), e mesmo que já se tenham passado quase vinte anos da produção do documentário, tenho certeza que ele ainda serve para ilustrar boa parte dos atuais acontecimentos em Brasília.

Há muito mais interesse(s) em jogo do que se possa imaginar, ou será que por trás dos rostinhos lindos do casal global: William Bonner & Fátima Bernardes, são proferidos apenas e tão somente notícias e acontecimentos maravilhosos???

Pense nisso! E tente ser mais crítico com as notícias apresentadas pela TV Globo!

 

SORRIA! Você Está Sendo MANIPULADO!

 

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO NO YOUTUBE

Parte 1:  http://www.youtube. com/v/d2ti0uzRvi Q&rel=0

Parte 2:  http://www.youtube. com/v/iEtMK858bJ s&rel=0

Parte 3:  http://www.youtube. com/v/mRWSLH0- OV0&rel=0

Parte 4:  http://www.youtube. com/v/TnulE7ftQM E&rel=0

Parte 5:  http://www.youtube. com/v/drVoUkAd1I s&rel=0

Parte 6:  http://www.youtube. com/v/2r57ecd6Z3 Y&rel=0

Parte 7:  http://www.youtube. com/v/IcNsmb0utk U&rel=0

Parte 8:  http://www.youtube. com/v/dukMituy2a c&rel=0

Parte 9:  http://www.youtube.com/watch?v=gTHiUIwZx5c

 

Perigo! Rede Globo!

0 comentários: