Adiós "La Negra"

Posted by Anônimo On 9 de out. de 2009 0 comentários

No último domingo (4 de outubro), a América Latina perdeu uma das mais belas e importantes vozes surgidas na América do Sul, Mercedes Sosa.

Mercedes nasceu em San Miguel de Tucumán - Buenos Aires (1935), foi uma cantora argentina de grande apelo popular, tendo recebido desde os primeiros anos de carreira o carinhoso apelido "La Negra", devido aos longos e lisos cabelos "negros".

La Negra com apenas quinze anos de idade, foi descoberta cantando numa competição de rádio na sua cidade, e desde muito cedo chamava a atenção pelo seu timbre de contralto. A cantora gravou o seu primeiro disco "Canciones con Fundamento", com um perfil de folk argentino. A partir de 1967, consolidou sua carreira em nível internacional (EUA e Europa), gravando "Cantata Sudamericana" e "Mujeres Argentinas" ao lado de Ariel Ramirez e Felix Luna, respectivamente.

Mercedes Sosa possuía um vasto repertório musical, teve a possibilidade ao longo da carreira de gravar canções em diferentes estilos musicais, atuando ao lado de importantes músicos argentinos: León Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Fito Páez, assim como o latino-americanos Silvio Rodríguez.

No Brasil "La Negra" teve a oportunidade de gravar ao lado de nomes como: Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa e Fagner.

 

Engajamento Político

Mercedes Sosa tornou-se conhecida não apenas pelo seu talento musical, mas também por sua atuação político-militante (de esquerda), manifestando inclusive forte oposição à figura do político e ex-presidente argentino Carlos Menem.

A preocupação sócio-política refletia-se no repertório interpretado pela cantora, tornando-á uma referência da Nueva Canción (movimento musical latino-americano da década de 60), com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. No Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros artistas, foram as principais expressões da Nueva Canción, marcada basicamente por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e à desigualdade social.

 

Recomendo!

Abaixo está o único álbum que tenho da Mercedes Sosa (30 Años). O disco possui 20 faixas e apresenta as principais (mais importantes) canções interpretadas por ela ao longo da carreira. O álbum sem dúvida, vale a pena ser conferido...

 

Mercedes Sosa [30 años]

Site oficial - Mercedes Sosa

 
Solo Le Pido A Dios [Mercedes Sosa]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/ - http://www.lastfm.com.br/

0 comentários: