Há exatos vinte e seis anos na cidade de Londres, nascia a "maluca" e talentosíssima Amy Jade Winehouse. Não pretendo mencionar nesse post, qualquer acontecimento relacionado aos diversos escândalos envolvendo a cantora, pois, na minha modesta opinião, o mais importante quando nos referimos a uma artista dessa envergadura, é e sempre será o seu grande talento!
Os primeiros passos...
Amy Winehouse nasceu em uma área suburbana de Southgate, bairro de Londres, numa família judia de quatro pessoas, com tradição musical ligada ao jazz (desde cedo já bebia na fonte). Seu pai era motorista de táxi, e sua mãe farmacêutica.
Amy Winehouse por volta dos seus dez anos, fundou sua primeira banda de rap chamada Sweet 'n' Sour, as Sour, a banda que era amadora teve uma exígua duração. Aos treze anos, Amy ganhou sua primeira guitarra elétrica, e por volta dos dezesseis anos, Amy já cantava profissionalmente ao lado de uma amiga (a cantora de soul Tyler James).
Discografia
Winehouse, é uma excelente cantora de soul, jazz e R&B. Compõe praticamente todas as suas canções. Há algumas semanas, escrevi um post falando um pouco sobre a cantora brasileira "Céu", que na minha opinião é a voz feminina mais talentosa da nova "safra" brasileira... pois bem, como aqui o assunto é Amy Winehouse, não terei dúvidas em afirmar novamente, porém, agora em nível internacional: Winehouse além de possuir uma linda voz, é detentora de um grande talento, sem falar nas canções (compostas por ela), e no maravilhoso "passeio" musical do seu som... ora Jazz, ora Soul, ora Rhythm and Blues...
O seu álbum de estréia, "Frank", lançado em 2003, foi muito bem recebido por público e crítica, alcançando em pouco tempo vendagens muito satisfatórias, sem contar com o sucesso e a repercussão em nível mundial. Diversas canções desse álbum possuem influências do jazz, tendo sido co-escritas por Winehouse.
Apenas alguns meses após o lançamento de "Frank, a crítica especializada comparou a voz de Winehouse com as consagradas: Sarah Vaughan, Billie Holiday, entre outras.
O seu segundo álbum, "Back to Black", lançado em 2006, recebeu seis indicações para o Grammy de 2008, das quais venceu em cinco categorias: "melhor canção", "melhor gravação", "artista revelação", "melhor álbum pop" (eu discordo da classificação "pop", basta escutar o disco), e "melhor interpretação feminina".
Back to Black atingiu grande sucesso comercial, foi o disco mais vendido em 2007 (superou os 5 milhões de cópias no ano), em nível mundial os números superaram os 10 milhões de cópias vendidas (somente no primeiro semestre de 2008).
Hoje Amy Winehouse está completando vinte e seis anos, espero que tenha muito outros anos de vida, para continuar cantando e encantando com o seu belo som!
Aos que ainda não conhece o som da Amy, definitivamente recomendo!!!
| |
Frank (2003) | Back to Black (2006) |
Fonte: Wikipédia.org
1 comentários:
Excelente escolha do post! E o album frank é simplesmente fantástico. Viva Amy!
Postar um comentário