It might get loud [A Todo Volume]

Posted by Anônimo On 11 de fev. de 2010 0 comentários

Assisti ontem à noite ao excelente filme/documentário "It might get loud" (o título quando da tradução para o português ficou, "A Todo Volume"). O filme trata sobre guitarra, tendo sido dirigido por Davis Guggenheim e tem a participação de três grandes mestres no instrumento, bem  diferentes um do outro: Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes). O filme é muito interessante, além de ser fantástico acompanhar os três conversando sobre a paixão que tem em comum, a guitarra!

It Might Get Loud [2008]

Jack White é o mais jovem e mostra mais energia, um fogo interno que o leva a fazer as experiências mais inusitadas. O filme começa com ele em uma fazenda, martelando alguns pedaços de madeira, usando uma garrafa pequena de Coca-Cola, uma corda grossa de guitarra e acoplando um captador a tudo isso. O som é limitado, mas é muito original. Ele usa um slide com a distorção do amplificador e tira uns barulhos bacanas.

The Edge tem um arsenal de pedais de efeitos. Ele é fanático pelas pesquisas sonoras que os pedais proporcionam e passa muito tempo coletando e misturando sons, é um grande alquimista, um "chef" de estúdio. Uma parte muito legal é quando ele mostra as fitas cassete com os riffs das músicas de grande sucesso do U2. Dá até para sentir um pouco o processo de composição deste grande músico (guitarrista). Ele toca de maneira simples, mas a combinação dos efeitos é que faz o estilo dele ser tão especial. Outro momento interessante é quando ele explica como a música "Sunday Bloody Sunday" foi criada. Para quem não sabe, a música fala do assassinato de manifestantes na Irlanda do Norte durante o auge dos conflitos civis e religiosos entre católicos e protestantes.

O que mais me deixou emocionado (é fato, fiquei verdadeiramente emocionado),  foi em relação ao grande Jimmy Page, o mago da guitarra. No filme, ele volta a uma mansão onde o Led Zeppellin gravou o disco "Led Zeppelin IV" e mostra a sala em que colocaram a bateria de John Bonham para gravar "When the levee breaks". Ele comenta sobre a posição dos microfones e toca um pouco de bandolim sentado no jardim da casa, tudo isso mesclado com imagens da época. É simplesmente, sensacional!!!

Não posso deixar de citar dois momentos marcantes do filme: 1º quando as câmeras gravam o rosto de Jack White fascinado sempre que Page fala ou pega na guitarra; 2º Page manda ver o maravilhoso riff de Whole lotta love e logo a seguir Jack White e The Edge (empunhando suas guitarras) passam a acompanhá-lo.

Enfim, não pretendo me estender nesse post, a ideia é justamente recomendar o filme a todos aqueles que curtem o bom e velho rock'n'roll, assim como a sua companheira inseparável: a guitarra.

It Might Get Loud [2008] I

Capa da edição nacional (Brasil)

It Might Get Loud [2008] II

Capa da edição importada (EUA)

 

Trailer: It might get loud [A Todo Volume]

0 comentários: