O som que veio de Israel - Oz Noy

Posted by Anônimo On 7 de fev. de 2010 0 comentários

Oz Noy é um guitarrista de Israel, que começou sua carreira profissional aos 13 anos tocando jazz, blues e rock. Aos 16 anos Oz já estava tocando com os principais músicos israelenses e aos 24 anos foi considerado um dos melhores guitarristas do país. Chegou em Nova York em 1996, onde teve um excelente reconhecimento entre os músicos locais, com seu som único que mistura um pouco do rock, blues, funk e jazz, aliada as composições bem elaboradas.

O início

Em 2003 lançou seu primeiro álbum solo "Oz Noy Live" acompanhado de Anton Fig e Keith Carlock na bateria, Reggie Washington, James Genus e Will Lee no baixo. Em 2004 assina com o selo “Magna Carta” e lança, em seguida, seu segundo CD intitulado “Ha!”. Em 2007 lança seu terceiro álbum “Fuzzy”, considerado um dos melhores da sua carreira.

Schizophrenic

Em 2009 Oz Noy lançou seu último álbum, “Schizophrenic”. A diferença desse álbum em relação aos outros, é que dessa vez Oz traz uma sonoridade digamos mais tradicional, parece que o objetivo do músico foi o de buscar novos horizontes pra sua música, de maneira mais madura musicalmente, com a intenção de atrair novos fãs (ao meu ver, um trabalho mais comercial). O time de músicos que acompanharam Oz nesse trabalho é de primeira, Will Lee (baixo), Anton Fig (bateria), Keith Carlock (bateria) , Dace Weckl (bateria), Ricky Peterson (teclado), Chris Palmaro (teclado) e Steve Lukather (guitarra), como é possível perceber, existem três bateristas e dois tecladistas, isso significa que a formação varia de uma música para outra, uma sacada bem interessante por sinal.

Destaque para a faixa de abertura “Ice Pick”, nessa música é possível notar uma sonoridade pop um pouco mais forte da usada nos álbuns anteriores. “120 Heart Beats” é certamente a música mais comercial que Oz já produziu, tem a participação do guitarrista Steve Lukather, o riff distorcido durante a música é dele. Na música título “Schizophrenic”, Lukather aparece com uma guitarra bem mais pesada, entre as levadas de funk de Oz Noy, na mesma faixa há um duelo de solos de bateria entre Anton Fig e Carlock Keith. “Seven” e “Underwater Romance” são as duas baladas do álbum, com um jazz mais suave, um som excelente, que convida o ouvinte a viajar a cada nota. Em "Elephant Walk" e "Jelly Blue", Oz mostra uma pegada voltada para o blues, aliás, isso é uma das qualidades do guitarrista, a improvisação e a sua vasta bagagem musical...

http://www.lastfm.com.br/music/Oz+Noy

Fonte: Jazz & Rock

 

Oz Noy - Schizophrenic

 

Oz Noy Trio and Eric Johnson - Schizophrenic [Austin - Texas - 2009]

0 comentários: