Discos Essenciais - nº 004

Posted by Anônimo On 28 de mai. de 2010 0 comentários

Billie Holiday - Lady In Satin (1958)

Será que Lady In Satin é apenas um retrato voyeurista de uma artista em declínio ou um pedaço visceral da alma exposta de uma das mais talentosas cantoras de jazz? Admitindo qualquer uma dessas hipóteses, o fato é que o vigor das gravações da "Lady Day" para a Verve, em 1930, já ia de longe sendo substituído pela amargura de uma cantora lutando contra o sério vício em heroína. Holiday estava agora mais para uma senhora de 70 anos, do que para uma estrela de 40 anos, tentando aos poucos retomar a carreira, e o arranjador Ray Ellis não estava, a princípio, nada satisfeito com sua voz cheia de falhas.

No entanto, ao desnudar standards como "You Don't Know What Love Is" e "Glad To Be Unhappy" até sobrar apenas a emoção, Holiday canaliza seu orgulho junkie para os blues mais sinceros já gravados. São canções-guia, diferentes de tudo que o jazz já havia cantado antes: o amor é pintado como loucura, desespero, resignação, com uma brutal honestidade. Não é surpresa que este seja o disco favorito de Holiday, e tenha se tornado o testamento e o desejo final de um verdadeiro mito.

Os arranjos de cordas "acetinados" de Ellis, parecem querer expor as cicatrizes da voz de Holiday, mas, na verdade, acentuam sua habilidade singular para colocar swing em qualquer acompanhamento, mesmo os mais cafonas. Quando ela estica as sílabas até um suspiro de reprovação em "I'm A Fool To Want You", é como se estivesse perdida nas suas próprias frequências do blues. Há algo de fascinantemente terrível neste álbum, tão hipnótico e angustiante como assistir a um viciado se drogando. Mas sem Lady In Satin não existiriam, nas décadas seguintes, divas como Nina Simone ou Janis Joplin, dispostas a abrir seu coração sem concessões.

"Tenho que adaptar a melodia ao meu jeito de cantar." Billie Holiday, 1939.

Resumindo: compre, baixe, peça emprestado, mas não deixe de ouvir...

 
Billie Holiday - Lady In Satin (1958)
 

Músicas do álbum

01 I'm A Fool To Want You
02 For Heaven's Sake
03 You Don't Know What Love Is
04 I Get Along Without You Very Well
05 For All We Know
06 Violets For Your Furs
07 You've Changed
08 It's Easy To Remember
09 But Beautiful
10 Glad To Be Unhappy
11 I'll Be Around
   

Fonte: 1001 discos para ouvir antes de morrer. Ed: Sextante Ltda.

0 comentários: