Algodão, Harmônica & Melancolia (aliás, muita melancolia)... É isso mesmo, nesse post tentarei escrever um pouco sobre um dos gêneros musicais mais conhecidos no mundo, e também o meu preferido, estou falando do bom e velho Blues americano! Tenho certeza que não conseguirei esgotar sequer uma terça parte do tema, mas, assim mesmo tentarei...
Antes de mais nada, mencionarei um elemento técnico do Blues: O Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas “spirituals” e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela. (Fonte: Wikipédia).
UM POUCO DA HISTÓRIA
Desde o seu início, o Blues esteve diretamente ligado à cultura afro-americana, em especial ao sul dos EUA (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia). Essa região dos EUA explorou durante anos o trabalho escravo nas grandes plantações de algodão que existiam. Os negros durante as longas e duras jornadas de trabalho utilizavam o canto (work songs ou canções de trabalho), o que futuramente viria a se tornar o "Blues" que conhecemos hoje. Os cânticos possuíam um ritmo, uma sensualidade e um vigor, no que diz respeito a simplicidade de sua poesia, tratando basicamente sobre aspectos populares típicos: religião, amor, sexo, traição e trabalho. Dessa forma, aqueles escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, acabaram moldando a música africana conforme o ambiente sofrido e doloroso da vida nas plantações de algodão.
O conceito de "Blues" somente tornou-se conhecido após o término da Guerra Civil, momento em que sua essência passou a ser um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Foi uma maneira pessoalizada e melancólica de expressar os seus sofrimentos, suas angústias e tristezas. Essa atmosfera acabou por tornar-se típica nas plantações do Delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "Blues". Poderíamos dizer que o Delta Blues foi o começo de tudo, de tudo aquilo que se caracterizaria e se notabilizaria como Blues. Teve sua origem na região do "Mississippi Delta", se estendendo pela cidade de Memphis no Tennessee e ainda no próprio estado do Mississippi.
A partir da década de 1860, os spirituals (canções religiosas) que eram entoadas pelos negros africanos desde sua chegada à América, sofreram modificações fundamentais. Além de apelar para Deus, os escravos começaram a curar suas dores de amor através da música. O Blues foi também, o lamento do andarilho das estradas, aquele mesmo que chegaria às cidades, adotaria o microfone e a guitarra elétrica.
Naquele tempo, e quem sabe, até os dias atuais, o Blues poderia ser considerado um ritmo, um estilo transgressor, e a sua transgressão não estava somente na conotação amorosa e sexual das letras, mas, basicamente no formato musical, onde esse estilo marcaria uma ruptura. Big Bill Broonzy fugindo da complexidade do Jazz e da rigidez dos eruditos, contribuiu para que o Blues nascesse como uma música "crua" (com uma base harmônica quase simplória). O Blues disseminou-se rapidamente pelo sul dos Estados Unidos, e naquela época tocar e cantar o Blues seria teoricamente simples, mas o que transformava um mero curioso num verdadeiro Bluesman era o sentimento que ele colocava em sua interpretação.
O Blues tomaria sua forma praticamente "definitiva" somente a partir de 1900. As primeiras gravações datam dos anos 10, mas o Blues ainda esperaria um pouco mais para florescer graças ao talento dos grandes: Big Bill Broonzy, Bessie Smith, Muddy Waters, Otis Spann, Bo Diddley, B.B. King, Lowell Fulson, John Lee Hooker, Howlin’ Wolf, Sonny Boy Williamson, Memphis Slim e Buddy Guy…
A EVOLUÇÃO
Com o passar dos anos, foram adicionados ao Blues o violão e a harmônica mesmo sem o conhecimento musical apropriado, por isso que naquela época tínhamos como característica do Blues a vocalização. Com o passar dos anos, e mesmo sem conhecimento teórico, foram criados padrões de harmonia tal como o Blues de 12 compassos e o famoso esquema de "pergunta e resposta" (improvisação). Não posso deixar de citar uma coisa que caracterizou o Blues de raiz, um acessório que depois foi denominado "slide". O slide produzia um som muito peculiar (único) e carregado de muita expressão.
O primeiro nome popular a surgir como músico específico de Blues foi o de Charley Patton, em meados da década de 20. Posteriormente, na mesma época, surgiram nomes como de Son House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Silvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson entre outros. A princípio, a maioria das canções interpretadas eram cantos tradicionais como Catfish Blues e John The Revelator, canções essas que tiveram vários intérpretes e versões variadas no decorrer da história. Porém, foi na década de 30 que surgiu aquele que é talvez o nome mais influente e idolatrado do Blues: Robert Johnson. Influenciado sobretudo por Son House e Willie Brown, Johnson viveu pouco tempo, cerca de 27 anos, sendo que a sua data de nascimento não é totalmente precisa. Vitimado, segundo a lenda, por um whisky envenenado pelo marido de uma de suas amantes. Gravou apenas 29 canções, entre 1936-1937, porém, são considerados até hoje os maiores clássicos do Blues de todos os tempos. Diz ainda a lenda que o estrelato de Robert Johnson veio após um trato feito com o diabo numa encruzilhada, onde Johnson teria entregue sua alma em troca de se tornar o maior cantor de Blues de todos os tempos.
No final dos anos 30 e inícios dos 40 surgiram as primeiras grandes bandas de Blues, de Sonny Boy Williamson e Big Bill Broonzy. E a partir de 1942 o Blues sofreu sua primeira grande revolução interna com o soar das primeiras notas eletrificadas do legendário guitarrista T-Bone Walker. Certamente é deste nome que remonta as origens do formato consagrado do Blues moderno. Com a explosão do Blues em Chicago e o advento da eletricidade na música, o Blues atingiu um novo patamar, deixando de ser restrito a um pequeno grupo, para se tornar cultura popular no sul dos Estados Unidos.
A ELETRIFICAÇÃO DO BLUES = CHICAGO BLUES
O Blues também se desenvolveu na década de 40, muitos artistas haviam deixado o Delta a procura de trabalho em cidades mais prósperas. A “Meca” dos músicos ainda era a cidade de Chicago, para lá também iam trabalhadores formando um público consumidor de discos e que assistia as apresentações em bares e teatros populares. Os bairros de operários de Chicago eram conhecidos como “zonas negras”, e abrigavam empregadas domésticas, porteiros e metalúrgicos entre outros (o povão). Apesar de ganharem pouco, foram eles que viabilizaram o sucesso de músicos e artistas que vinham do sul dos Estados Unidos. Os vários músicos radicados em Chicago trocavam experiências e tomavam contato com as guitarras elétricas e os amplificadores. O tema das músicas mudava e era influenciado pela vida em uma grande cidade, a passagem da música folclórica do sul rural para um som mais refinado, urbano e elétrico aconteceu motivado por esse processo.
Quanto as apresentações, elas aconteciam nas ruas, na região de “Bronzeville” (formada por cerca de 40 quarteirões no subúrbio de Chicago), existiam muitos bares e teatros com apresentações ao vivo, um dos mais famosos era o “Palm Tavern”, onde se apresentaram Cout Basie e Dizzy Gillespie entre tantos.
ESSES SÃO ESSENCIAIS:
Albert King B.B. King Big Joe Williams Big Mama Thornton Big Walter Horton Billy Boy Arnold Blind Willie Johnson Bo Diddley Buddy Guy Charley Patton Earl Hooker | Elmore James Freddie King Hound Dog Taylor Howlin' Wolf John Lee Hooker Johnny Winter Koko Taylor Little Walter Luther Allison Magic Sam Magic Slim | Mississippi Fred McDowell Mississippi John Hurt Muddy Waters Otis Rush Robert Johnson Son House Sonny Boy Williamson Sonny Terry Tommy Johnson Willie Brown Willie Dixon |
NO BRASIL TAMBÉM HÁ BLUES DE QUALIDADE:
André Christovam Andy Boy Baseado em Blues Big Allanbik Big Chico Big Gilson | Big Joe Manfra Blue Jeans Blue-Up Blues Etílicos Celso Blues Boy Fernando Noronha | Flávio Guimaraes Gaspo Harmônica Nuno Mindelis Robson Fernandes Solon Fishbone Vinícius Silveira |
Escrevi esse post em três dias, e durante boa parte do tempo estava ouvindo Blues: Robert Johnson, Willie Brown, John Lee Hooker, Muddy Waters, Hound Dog Taylor, Koko Taylor, Big Mama Thornton, Little Walter, Willie Dixon, Howlin' Wolf, Albert King, Sonny Terry, Johnny Winter…
Pra finalizar, recomendo a audição de todos esses(as) Mestres do Blues. Recomendo ainda que a audição seja devidamente acompanhada por uma bela garrafa de Jack Daniel's…
E Viva o Blues!
Esse vídeo é um dos meus preferidos. Big Mama Thornton & Buddy Guy (Hound Dog) |
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blues & http://www.sociedadeblues.com.br/
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