Na última segunda-feira (03/08), o Goiás Esporte Clube noticiou em seu site oficial a contratação do jogador Fernandão, que estava jogando no Qatar desde a sua saída do Internacional.
Não há necessidade alguma em relatar o que a figura do jogador Fernandão representou ao Sport Club Internacional (escreveu seu nome na história do clube), uma história bonita e vitoriosa, porém, não há qualquer compromisso e/ou cláusula estatutária no Internacional, onde encontraríamos a menção de que o Fernandão somente poderia jogar no Inter! O clube, pode e deve respeitar o profissional Fernandão, mas não deve nenhum tipo de explicação quanto as decisões tomadas, seja em relação ao Fernandão ou a qualquer outro jogador.
Que uma coisa fique bem claro, o Internacional contrata e demite os profissionais que desejar, assim como o Fernandão decide sobre a sua carreira, sobre o seu futuro.
Nos últimos meses do Fernandão no Internacional (antes de ser negociado com o Qatar), o jogador não vinha rendendo aquele mesmo futebol que o consagrou, o que me faz acreditar que nesse momento, a Diretoria do Internacional tenha ponderado, analisado e definido conforme as suas "convicção" pela não recontratação do Fernandão.
Abaixo segue as duas versões na integra do blog do Fernandão, Site do Internacional, assim como a minha indicação quanto a uma opinião (blog exclusivamente sobre futebol que acompanho).
AS VERSÕES:
Blog Oficial do Fernandão
03/08/2009 - Goiás Esporte Clube, com muito ORGULHO!!!!!TENHO DUAS CASAS, TODOS SABEM.
UMA ME ESCANCAROU AS PORTAS, A OUTRA ME FECHOU!!!!!
Não era, e não esta sendo por dinheiro.
Estou no aeroporto do Qatar. Amanhã escrevo meus motivos.
Abraços a todos e MUITO OBRIGADO!!!!
OBS.: Agora a pouco, tentei abrir o blog e o mesmo encontrava-se fora do ar!
http://www.fernandaof9.com.br/blog/
Site Oficial do Sport Club Internacional
04/08/2009 - Carta aos colorados sobre Fernandão
Caros torcedores colorados,
Foi com grande surpresa que na última segunda-feira, 3 de agosto, tomamos conhecimento da contratação do jogador Fernandão pelo Goiás. Ficamos ainda mais surpresos com as declarações do jogador em seu blog pessoal no mesmo dia afirmando que o Inter teria lhe “fechado as portas”.
Conforme vem sendo noticiado na imprensa há algumas semanas e, portanto, é de conhecimento público, o Internacional estava em processo de negociação com o jogador Fernandão a fim de que ele retornasse ao Beira-Rio nas melhores condições possíveis tanto para o jogador como para o clube. Tanto que, tão logo soube do desligamento de Fernandão do Catar, nosso vice-presidente de Futebol, Fernando Carvalho, apressou-se a estabelecer contato telefônico e via e-mail pessoal com jogador a fim de conversar sobre um eventual retorno ao Inter.
Nesses contatos, o Internacional deixou claro o seu interesse no retorno de Fernandão assim que o mesmo se desvinculasse de seus compromissos profissionais no Oriente Médio e retornasse ao Brasil. Estamos tranquilos quanto ao fato de que o jogador tinha total conhecimento deste interesse.
Assim, com base nas últimas notícias, só nos resta concluir que ele decidiu antecipar a definição de seu futuro acertando com o Goiás, decisão que respeitamos com o mesmo apreço que sempre tivemos e continuaremos tendo em relação ao jogador Fernandão. Porém, o Inter reserva-se ao direito de vir aqui deixar claro para seus torcedores que em nenhum momento “fechou as portas” para Fernandão. Muito pelo contrário. Conduzimos todos os contatos com o jogador nos baseando nos mesmos princípios de ética e transparência que sempre pautaram nossa atuação nesses 100 anos de futebol brasileiro.
Apesar da surpresa com sua inesperada manifestação, o Internacional não quer polemizar a respeito do tema para não afetar a imagem do seu grande ídolo e deseja ao jogador toda a sorte no prosseguimento da sua carreira no Goiás. Fernandão foi um dos maiores ídolos do Clube e isso nunca mudará. O Internacional sempre estará com as portas abertas para o nosso eterno capitão, que tão bem conduziu o Inter às conquistas da Copa Libertadores e do Mundial em 2006.
OPINIÃO:
Blog Carta na Manga (Jornalismo futebolístico opinativo)
Há muita coisa mal contada nesta história. Fernandão revelou uma mágoa quase infantil do Internacional, que teria lhe fechado as portas; Fernando Carvalho, por outro lado, garante que fez contato para trazê-lo de volta e foi pego de surpresa com a notícia de sua volta ao Goiás. Existe aí um vazio que não se sabe como preencher. Particularmente, não creio que o colorado tenha perdido uma queda de braço com os goianos.
Embora a tendência da torcida colorada seja a de execrar sua direção - o que se potencializa com a irregularidade do time atual, o Internacional não era obrigado a fazer proposta alguma por Fernandão apenas porque ele está sem clube. Não se trata de desrespeito a seu passado, ao que ele simboliza para o Inter e sua torcida. O que se pode discutir é se Carvalho, Piffero e Luigi agiram com correção ao não efetivar a contratação de Fernandão, tecnicamente falando.
Entendo que o capitão do mundial colorado tem maior contribuição a dar ao Goiás neste momento. Será recebido como grande ídolo, tanto quanto seria em Porto Alegre, mas sem tanta cobrança por resultados. A escolha pelo clube esmeraldino não é uma contradição com sua fala da semana passada, que pensou em um projeto ambicioso em busca de títulos. O Goiás, embora não dispute grandes finais, é um clube muito organizado. Assim como o Sport, já jogou Libertadores recentemente e pode beliscar um título como a Copa do Brasil, por exemplo. Pode não ser uma ambição como a do Inter, mas é válida.
Portanto, com uma exigência menor (não se sabe o nível físico dele neste momento), Fernandão poderá ser mais útil a seu time origem. Ele só melhorará o já bom time do Goiás. No Inter, seria um ganho inegável no vestiário, mas o time necessitaria ser readequado de forma mais profunda. Talvez demande tempo até ele atingir uma condição física perto do ideal. Em Porto Alegre, a exigência seria bem mais imediata, e talvez ele se encaixe melhor na equipe de Hélio dos Anjos, ao lado de Felipe Menezes na criação, servindo a Iarley, velho companheiro, e Felipe. Por estes motivos, sempre tive desconfianças desta volta de Fernandão ao Beira-Rio.
É claro que isto tudo são conjecturas. Não convém duvidar de jogadores deste nível. Acredito que a chance maior de Fernandão dar certo seria jogando em Goiânia no momento, e não em Porto Alegre. Talvez ele próprio tenha entendido assim também, já que certamente abrirá mão de boa parte do que ganharia aqui para voltar a sua terra natal. Decisão de um jogador absolutamente diferenciado, com consciência de carreira. E agora, todo revés colorado este ano será endossado com o argumento da não vinda de Fernandão. Os dirigentes colorados terão de mostrar cabelos no peito.
http://cartanamanga.blogspot.com/
3 comentários:
Meu grande amigo Pedroso, vou realizar a minha primeira participação no seu Blog realizando uma crítica, e aos colorados, e ao mesmo tempo, saudar o amigo!
Quanto ao Fernandão, não cabe comentar a choradeira dele, afinal, o choro é direito de todos!
Agora, a atitude da diretoria colorada é algo de uma tremenda prepotência, como de costume nos últimos anos. Como é que o dirigente Fernando Carvalho vai a público em todas as rádios falar que adoraria contar com o Fernandão, elogiando o jogador e relatando que fará muito esforço para ter o mesmo de volta ao Beira Rio, e sequer, fez proposta oficial ao jogador! Será que achou que um bate papo por email iria resolver alguma coisa? Cadê o profissionalismo? Olha, o Fernando Carvalho é um ótimo dirigente, apesar de muita prepotência e arrogância em algumas situações, mas neste caso, ele foi muito mal, muito mal mesmo...na realidade, a era Fernando Carvalho já foi! Ele já fez a parte dele, e hoje em dia, mais atrapalha do que ajuda no ambiente colorado! Ele deveria seguir o rumo de comentarista de futebol, ou até desbancar o maior dirigente de todos os tempos do futebol gaúcho, Fáfio Koff, na presidência do clube dos 13, com certeza, lá ele faria um papel muito melhor do que na vice presidência de futebol colorada! Enfim, faltou CATEGORIA aos dirigentes colorados! Saliento que na minha opinião o Fernandão é um excelente reforço para qualquer clube brasileiro atualmente, visto a baixa produtividade dos atacantes ativos a atualidade.
Abraço ao amigo e vou tentar participar mais vezes, criticando e elogiando, hehehehe...Abraço e dalhe Imortal Tricolor, a maior torcida do Rio Grande...Obs.: Não podei faltar a tradicional provocada! hehehe...
Grande Gomes!
As tuas contribuições sempre serão muito bem-vindas!
Abração meu velho
Pedroso
Gomes meu garoto!!!!!!!!
Seguinte meu, o espaço é para "comentar" e não "dissertar". Li até a metade do teu comentário, depois cansei!
Se tu quer escrever tanto, cria um blog pra ti meuuuuuuuuuuuu!!!!
Te larguei!
Abraço
-Pedroso: Na hora de moderar os comentários, exclui estas teses de doutorado do Gomes! -
Postar um comentário