Pata de Elefante - Na Cidade

Posted by Anônimo On 10 de abr. de 2010 0 comentários

Para os amantes de rock'n'roll instrumental, o ano de 2004 reservou um capítulo a parte: o surgimento da banda gaúcha Pata de Elefante. Basicamente influenciada pelo que há de melhor no rock produzidos nos anos 60 e 70 (Jimi Hendrix, Cream, Beatles, Bob Dylan, The Who, The Band, Eric Clapton, assim como por compositores de trilhas sonoras para filmes como Henri Mancini e Ênio Morricone), a "Pata" desde cedo despertou a atenção de crítica e público ao fazer canções instrumentais de altíssima qualidade.

A Pata de Elefante se diferencia por fazer rock instrumental com ênfase nas melodias. São canções instrumentais que atingem em cheio ao público acostumado a ouvir música(s) com vocal. Gabriel Guedes e Daniel Mossman revezam entre guitarra e baixo, imprimindo a dupla sonoridade característica do trio, sustentada pela bateria de Gustavo Telles (aqui em Porto Alegre o Gustavo é mais conhecido pelo apelido: "prego").

Os três músicos são compositores, produzindo a partir disso um som heterogêneo, mas sem nunca perder o horizonte da unidade sonora. Em estúdio a banda procura dar às músicas o que cada uma necessita, priorizando sempre os timbres, arranjos e execuções. Ao vivo, definitivamente "o bicho pega", são performances viscerais! Ao dispensar palavras e optar por canções instrumentais, a "Pata" segue destruindo e reconstruindo o caminho da música instrumental brasileira de forma marcante e, acredito eu, sem volta (que bom que seja assim)!!!

Pata de Elefante

Ontem (09/04), aPata de Elefante lançou o seu terceiro álbum, intitulado "Na cidade". Nesse trabalho como o próprio nome sugere, o conceito presente é o de uma sonoridade bem mais urbana e inquieta (parece que buscaram inspiração nas cores e no ritmo das cidades), pois as músicas possuem nitidamente essa métrica, diferentemente do álbum anterior "Um olho no fósforo, outro na fagulha", lançado em 2007 e, que tinha um pé no campo, com muito de folk-rock e country-rock.

O álbum "Na Cidade", contou com a produção musical de Júlio Porto (ex-guitarrista da Ultramen). A mixagem ficou sob responsabilidade de Beto Machado. O trabalho foi gravado nos Estúdios Trama e a masterização foi feita em Abbey Road por Steve Rooke, que remasterizou discos da carreira solo de John Lenonn (Mind Games, Imagine, Plastic Ono Band, entre outros) e Paul McCartney (Run Devil Run, entre outros); além de integrar a equipe que remasterizou toda a obra do quarteto de Liverpool, lançada em setembro de 2009.

Mais uma vez, a Pata de Elefante contou com a participação do tecladista Luciano Leaãs (Fernando Noronha & Black Soul, Acústicos e Valvulados e Locomotores) que tocou órgão Hammond, piano, cravo e Clavinet. Músicos convidados e instrumentos como sax, trombone, percussão, piano Rhodes e vibrafone enriquecem o ambiente sonoro da obra.

 

DISCOGRAFIA

Pata de Elefante [2004]

Um olho no fósforo, outro na fagulha [2007]

Pata de Elefante - NaCidade [2010]

Site oficial: http://www.patadeelefante.com/

0 comentários: